terça-feira, 25 de maio de 2010

A Sociedade dos Modernos - Viver Juntos

"Para que pode servir a Filosofia contemporânea? Para viver juntos da melhor maneira: no debate racional, sem o qual não existe democracia, na amizade, sem a qual não existe felicidade, finalmente na aceitação, sem a qual não existe serenidade. Como escreveu Marcel Conche a propósito de Epicuro, "trata-se de conquistar a paz (pax, ataraxia) e a philia, ou seja a amizade consigo próprio e com o outro." Eu acrescentaria: e com a Cidade, o que é política, e com o mundo - que contém o eu, o outro, a Cidade... -, o que é sabedoria. Dir-se-á que isso não é novo... A Filosofia nunca o é. A sabedoria é-o sempre."

2 comentários:

  1. What? Vê se me consegues pôr o teu raciocínio estruturado de forma mais lógica porque eu não entendi nada da mensagem que querias transmitir.
    "Eu acrescentaria: e com a Cidade, o que é política, e com o mundo - que contém o eu, o outro, a Cidade... -, o que é sabedoria. " Eu, a partir daqui perdi-me. Agora, explica-me lá: para que precisas de filosofia numa amizade? Numa relação entre duas pessoas? Não percebo em que é que a filosofia ajuda numa amizade...
    E mais. A sabedoria é intemporal na minha opinião. Não é nova, tal como a filosofia. Apenas é nova para o Homem que a encontra, no entanto ambas são sempre actuais, não fossem, tal como referi, intemporais.

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao debate racional estou plenamente de acordo. No entanto, quanto à amizade, acho que a filosofia não entra muito no campo, e quanto à aceitação acho que a filosofia está longe disso, pois que eu saiba, os filósofos sempre foram pessoas que não se contentavam com as respostas muito tempo (aceitação muito breve).
    Por fim, dou-te toda a razão em relação à sabedoria e o individuo criam uma co-relação de existência: sem o outro não conseguiam viver, e quanto mais um se desenvolve, mais o outro o acompanha. Qualquer informação já tem largos anos, mas quando entra no campo do intelecto do individuo, torna-se sabedoria, e nova para este mesmo.

    Espero ter sido esclarecedor o suficiente, sendo que são 04:23 da manhã...


    Abraço

    ResponderEliminar